23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor




"...O "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca UM LIVRO. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos exactamente a 23 de Abril. 

Todos os anos, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura. Acredita-se hoje que o acesso ao livro e à leitura melhora significativamente as condições de vida das populações. Assim sendo, tornou-se obrigatório conceber políticas públicas duradouras que assegurem o aumento do número de leitores, que melhorem a capacidade de leitura crítica e construtiva do que foi lido, e que possibilitem às populações, desde a mais tenra idade, o acesso ao livro de forma livre e gratuita. Deste modo, é também atingida positivamente a indústria do livro, já que a criação de leitores se reflecte no aumento da oferta editorial….”
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho
 
Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, a sua obra é hoje reconhecida como uma das vozes mais activas do sector.

Clica aqui para acederes ao CARTAZ DO DIA DO LIVRO.

Queres saber mais sobre o Dia do Livro? Então, aqui vai...


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autónoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois em Inglaterra, naquele tempo, ainda se utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.

Lê mais sobre o Dia do Livro no Mundo em:
http://www.publico.pt/Cultura/dia-mundial-do-livro-celebrase-hoje-em-portugal-e-um-pouco-por-todo-o-mundo_1376134


Documentos:

Sem comentários:

Enviar um comentário