25 de março de 2011

Semana da Poesia no CAIC

No decorrer desta semana, o CAIC respirou poesia, houve inspiração no ar e talento em cada esquina. A BE CAIC celebrou a Semana da Poesia. Foram várias as actividades que desenvolveram o talento poético dos nossos alunos, apelando à criatividade: oficinas de escrita para produção e ilustração de poemas que culminaram na exposição Há Poesia no CAIC, o questionário semanal das Olimpíadas CAIC A SABER +, especialmente dedicado à Poesia e a actividade “Dar Poesia a Coimbra” (no âmbito da RBE) com a visita ao Hospital Pediátrico para oferta de poesia, música e sorrisos, no dia 23 de Março. Tivemos, também, uma agradável surpresa: todos os poemas apurados no CAIC para participação no concurso “Há Poesia na Escola?” organizado pelo Grupo de Trabalho Concelhio de Coimbra (RBE) foram premiados, o que nos deixou muito orgulhosos. Aqui ficam os vencedores:
Ana Inês Amado 6ºB- 3º Prémio do 2º Ciclo
Sofia Gomes 8ºA- 2º Prémio do 3º Ciclo
Mauro Jorge 12ºA- 2º Prémio do Ensino secundário.
Parabéns aos vencedores e a todos os nossos poetas e poetisas, cuja sensibilidade lhes permite comunicar emoções usando o verso.



Obs: as vencedoras do Desafio Semana da Poesia são a Beatriz Fonseca Maduro nº 143 e a Inês Sofia Silvano, nº 397 do 5º B. Parabéns!!

Para acederes ao desafio, clica aqui.

24 de março de 2011

Sugestão de Leitura: Livro de José Luís Peixoto

Livro fala da História recente de Portugal, "de acontecimentos dos últimos 50/60 anos, com destaque para a vaga de emigração para França, uma aventura que milhões de Portugueses empreenderam em busca de uma vida melhor". Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.
Na primeira parte, que se estende por cerca de 200 páginas, é-nos apresentado um enredo bem urdido, uma narrativa clássica que nos suga lá para dentro, até estarmos às escuras, tropeçando pelos campos nocturnos, ao lado de Ilídio e de Cosme, a caminho de uma França desconhecida, mítica, utópica; ou ao lado de Adelaide, exausta, em cima de um camião cheio de homens, cobertos por uma lona com cheiro "a borracha e a terra seca", a caminho dessa mesma França que só tinha a existência de sonho, sem imagens. Adelaide e Ilídio, um amor desencontrado, e nós a acompanhá-los, passo a passo, sem nada podermos fazer para os aproximar de novo. O Livro podia ser só esta primeira parte, assim, começando na vila e suas pequenas estórias, levando-nos com sacrifício para França, apresentando-nos, depois, as rotinas de Champigny e Saint-Denis, no momento em que Paris ganha estatuto de realidade espantosa para estas personagens.
         Sim, Livro é uma obra ambiciosa. "Não existia o romance que tratasse o tema da emigração portuguesa para França como eu achava que devia ser tratado", diz o escritor. "E, mal ou bem, era importante fazê-lo." O que torna este romance, centrado em acontecimentos do século passado, absolutamente contemporâneo, é sobretudo o lugar de onde se olha. José Luís Peixoto escolheu para protagonista (a tal personagem que, na segunda parte, se revela como narrador) alguém com quem se pudesse identificar, desde logo por uma questão geracional - ambos nasceram logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 - mas também, por exemplo, pelo interesse partilhado por literatura.
         É com orgulho assumido que José Luís Peixoto recorda os seus avós que não sabiam ler nem escrever, ou os seus pais, que fizeram, como milhares de Portugueses, esse percurso França-Portugal e "nunca imaginariam que o seu filho iria, um dia, ganhar a vida escrevendo livros."
         "O protagonista do meu livro vai tentar saber de onde é que vem. Como ele, faço parte de uma geração que nasceu quase com uma orfandade de memória, crescemos a ouvir dizer que não vivemos a revolução, não vivemos a guerra colonial, não vivemos essa vaga de emigração..." José Luís Peixoto impressiona-se com as mudanças profundas que Portugal registou nas últimas décadas e talvez seja esse, afinal, o tema maior deste Livro - as investigações de António Barreto sobre essas mudanças foram, diz, uma fonte muito útil. Impressiona-o, sobremaneira, a passagem de um quadro de ruralidade para urbanidade, mesmo cosmopolitismo - passagem essa que ecoa na sua própria vida e que acontece, também, ao longo das 264 páginas deste romance. "Dizemos tantas vezes mal do nosso país, que, às vezes, esquecemos o sprint de Portugal nos últimos 40/50 anos - há uma diferença abissal nas condições de vida dos Portugueses."
         A vertente política é uma das novidades que o escritor reconhece ter acrescentado à sua obra anterior com este novo romance. Há um objectivo maior por detrás deste grande Livro? Há, mesmo que não tenha sido esse o farol que, desde o início, guiou os passos do escritor. José Luís Peixoto não hesita em falar de "heroicizar os portugueses, o povo português". Não hesita mesmo em dizê-lo com todas as letras: "É um romance patriota."

 in: www.joseluispeixoto.net (Adaptado)
Disponível no fundo documental da BE CAIC

23 de março de 2011

Dar Poesia a Coimbra (visita ao Hospital Pediátrico)

No âmbito da actividade Dar Poesia a Coimbra da iniciativa do Grupo de Trabalho Concelhio de Coimbra (RBE), a Biblioteca CAIC organizou uma visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra. Foi na colorida e ampla ludoteca que ecoaram os nossos poemas e música. Aqui ficam as fotos e os vídeos desta actividade que se valeu do talento poético e musical dos nossos alunos do 5ºC, 6ºA, 6ºC e 7ºC: desde a "Nau Catrineta" declamada com fôlego e com recurso à memória, até à declamação e interpretação do poema "Certeza" de Miguel Torga, tivemos poemas originais dos nossos pequenos escritores sobre o direito a brincar, seguidos do som de violas, violoncelos e cavaquinhos. Tudo com muita alegria (e algum nervosismo à mistura....). No final, saímos muito satisfeitos por termos arrancado palmas, cantorias e, sobretudo, sorrisos. Foi uma experiência enriquecedora. Prometemos lá voltar, pois o pedido da parte do Hospital Pediátrico ficou feito. Da nossa parte, agradecemos a disponibilidade e simpatia com que nos receberam.


Sugestão de Leitura: “Watership Down” de Richard Adams.

                        Existem poucas obras na minha experiência como leitor que me tenham impressionado tanto como “Watership Down” de Richard Adams.
                Esta obra narra a luta pela sobrevivência de um grupo de coelhos após a destruição da sua colónia. Cada coelho tem uma personalidade única e dinâmica, o que os torna bastante humanos e permite ao leitor criar uma enorme empatia com os personagens.
                Outra característica que torna esta obra muito apelativa é o espaço onde esta decorre. As descrições de campos do Sul de Inglaterra, das florestas e dos rios ajudam a envolver o leitor na obra dado que são feitas do ponto de vista de um coelho. Ao vermos o mundo pelos olhos de um coelho, entramos mais facilmente na história e a leitura torna-se ainda mais agradável.
                O autor não se limitou a criar uma história, criou também contos e fábulas dentro daquele mundo, diminuindo a fronteira entre humanos e animais. Estas pequenas fábulas dão um grande dinamismo à obra e dão-lhe uma beleza única.
                “Watership Down” é uma obra aparentemente simples mas que esconde um mundo capaz de envolver pessoas de qualquer idade. Este livro conquistou-me e teve um impacto tão grande em mim que ainda hoje releio com frequência passagens da obra. É sem dúvida o livro da minha vida e é um livro que recomendo a qualquer pessoa que goste de uma boa história.

Luís Costa Nº164 12ºB

Biblioteca Municipal comemora dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro será celebrado pela Biblioteca Municipal João Brandão de Tábua na próxima noite de 25 de Março.
A abertura do evento iniciar-se-á pelas 21h estreando-se a Oficina de Teatro II com a peça “ O ladrão da alegria”, uma adaptação teatral baseada no livro: “Quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins e nas novas tecnologias, a Internet. De seguida, apresenta-se a Oficina de Teatro I, com a peça “Estreia em Hollywood”, uma improvisação teatral tendo como ponto de partida a 7ªarte, o cinema.
As oficinas de teatro são um projecto de promoção de leitura, iniciado no ano lectivo 2008/2009, onde os participantes do 1º e 2º ciclos, comunicam ideias e sentimentos através do uso expressivo do corpo e da voz, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
A sua presença é imprescindível para que este mundo fantástico do teatro possa ganhar vida.

Gala/Concerto do Festival "Primavera Russa"

No próximo dia 25 de Março, sexta-feira, pelas 21h 30m, realizar-se-à no Grande Auditório do CMC, uma Gala/Concerto do Festival "Primavera Russa", que contará com cerca de 108 artistas em palco.

FORUM COIMBRA ASSINALA DIA DA ÁRVORE COM “ÁRVORES COM LETRAS…ÁRVORES COM VIDA!”

O Forum Coimbra associou-se ao Agrupamento de Escolas da Pedrulha na promoção do projecto “Árvores com letras…árvores com vida!”, uma iniciativa que conta com a participação de 10 jardins-de-infância, 19 escolas do 1.º Ciclo e uma Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos, num total de mais de 1500 alunos.
A decorrer de 19 de Março a 3 de Abril, no piso 0 do Forum Coimbra, a iniciativa consiste na exposição de nove árvores, elaboradas pelos alunos utilizando materiais reciclados, que representam nove espécies da floresta portuguesa. Estas árvores estarão colocadas numa reprodução do mapa de Portugal continental, assinalando as principais rochas, rios e cadeias montanhosas. Paralelamente, vão estar também em exposição 29 árvores inspiradas no livro de Lourdes Custódio, “Arvontade – O país das árvores”.
Durante os fins-de-semana da exposição, 26 e 27 de Março e 2 e 3 de Abril, a partir das 15h00, irão decorrer algumas animações musicais e de poesia relacionadas com o tema da árvore.
Este projecto surge no âmbito do Dia da Árvore e do Ano Internacional da Floresta e pretende promover a importância da conservação das florestas naturais, dar a conhecer as espécies autóctones de Portugal, estimular e desenvolver as diferentes formas de comunicação e expressão artística e promover o gosto pelo livro e pela leitura.

DAR POESIA A COIMBRA | de 21 a 25 de Março


Actividade de rua em que a comunidade educativa e a comunidade em geral se cruzam, abrindo as portas da escola à população local.
Alunos e professores, oriundos de escolas com diferentes Ciclos de ensino, oferecem poemas escritos, lidos e/ou declamados, de autores diversos, bem como algumas dramatizações e performances, em diferentes locais públicos da cidade.
Espaços como a Baixa de Coimbra, cafés e esplanadas, zona de Celas, Hospital Pediátrico, centros comerciais, Casa Municipal da Cultura/Biblioteca Municipal e vários espaços nas localidades das escolas participantes, serão envolvidos e presenteados com Poesia.
Durante a semana de 21 a 25 de Março, Coimbra vai ficar poeticamente envolvida com o aroma secreto que existe na poesia, numa doce letargia que nos revela a importância deste género literário que estimula a nossa imaginação, aumenta a nossa criatividade e adoça a nossa vida.
Vamos todos “dar poesia a Coimbra”, porque a poesia também é alegria!!!


Iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC). 

Novidades no fundo documental (Biologia/Ecologia)

Informamos os nossos utilizadores que passam a fazer parte do fundo documental os seguintes títulos relativos a Biologia/Ecologia:

Microbiologia - FERREIRA, Wanda F. Canas
Microbiologia vol. 2 - FERREIRA, Wanda F. Canas
Biologia dos Organismos - AMABIS e MARTHO
Biologia Celular e Molecular - AZEVEDO, Carlos
Bioquímica, organização molecular da vida - QUINTAS, Alexandre
Ama o teu Mundo, como cuidar das plantas, dos animais e do planeta
Dormir Nu é Ecológico - FARQUHARSON, Vanessa
O Nosso Corpo, o peixe que evoluiu - HARRISON, Keith
Porque é que os ursos-polares vivem sós? - O´HARE, Mick
Porque não congelam os pinguins? - O´HARE, Mick
Porque é que o mar é azul? – O´HARE, Mick
Guia do Jovem Consumidor Ecológico - ELKINGTON, Jonh
Grande Livro do Planeta Terra - REDFERN, Martin
Como reduzir a sua pegada de carbono - YARROW, Joanna
O Livro Verde, o Dia-a-Dia para Salvar o Planeta - ROGERS, Elizabeth
Guias de Campo, A Biosfera - MANUEL, Josep Maria Barres
Alterações Climáticas - HENSON, Robert
O Grande Livro do Planeta Terra - REDFERN, Martin
Planeta Terra - PARKER, Steve
Tu podes salvar o Planeta, 101 maneiras de tu fazeres a diferença - WINES, Jacquie
A alimentação ecológica - VESTITA, Ciro

Concurso Há Poesia na Escola? Poemas premiados

Participaram neste concurso as seguintes escolas da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares:
Escolas Agrupadas :
Eugénio de Castro, Inês de Castro, Martim de Freitas, Pedrulha, S. Silvestre, Drª Maria Alice Gouveia e Taveiro
Escolas não Agrupadas:
D. Duarte, Jaime Cortesão, Avelar Brotero, José Falcão e Quinta das Flores
Escolas com contrato de Associação com o ME :
Instituto de Souselas e Colégio da Imaculada Conceição de Cernache.

Os poemas foram lidos e analisados por todos os elementos do júri presentes, tendo sido apurados o 1.º,2.º e 3.º lugar por escalão/nível de ensino que se apresentam a seguir:
1 Ciclo
1º Prémio – “ Livros “ - Inês Gonçalves, 3º ano, Turma 5, EB1 de Santa Apolónia , Agrupamento de Escolas da Pedrulha.
2º Prémio - “Sombra” - Joana Leonor, 4º D, nº 11, EB1 da Solum, Agrupamento de Escolas
de Eugénio de Castro
3º Prémio -“Caixinha Mágica” – trabalho colectivo da EB1 de S. Martinho de Árvore, Agrupamento de Escolas de S. Silvestre
2º Ciclo
1º Prémio – “Eu, Abstracto” – Matilde de Sá Cordeiro Antunes Paz – 5º H, nº 14, EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia
2º Prémio – “Livre” – Maria Leonor, 6º B, nº 14 – EB 2,3 de Martim de Freitas
3º Prémio –Um mundo outrora esquecido” – Ana Inês Amado, 6º B, nº 74, Colégio da Imaculada Conceição
3º Ciclo
1º Prémio – “Grilhões com Asas” – Ana Sofia C.B.T. Carvalho, 9º 2, nº 2, Escola Secundária
c/3º José Falcão
2º Prémio –Navegar” – Sofia Seabra Gomes, 8º A, nº 827, Colégio da Imaculada Conceição
de Cernache
3º Prémio – “Sem Mágoa” – Inês Gonçalves, 9º C, nº 12, EB 2,3 de Martim de Freitas
Secundário
1º Prémio – “Homem de Abril” – Gonçalo Alexandre Moura Coimbra, 10º H, nº 14, Escola
Secundária c/3º Quinta das Flores
2º Prémio – Tu” – Mauro Xavier Abambres Jorge, 12º A, nº 607, Colégio da Imaculada Conceição
3º Prémio – “Contradições” – Cátia Daniela Costa, 12º A, Instituto de Souselas

21 de março de 2011

Vencedores do "Concurso Há Poesia na Escola?"

Os vencedores do "Concurso Há Poesia na Escola?" a nível de escola, já todos sabiam, são a Ana Inês Amado do 6ºB, a Sofia Gomes do 8ºA e o Mauro Jorge do 12ºA. O que ficámos hoje, Dia da Poesia, a saber é que os nossos talentosos poetas também ganharam prémios ao nível da participação do GTC (Grupo de Trabalho Concelhio) de Coimbra (RBE). Pois é, a Ana Inês Amado com o poema "Um mundo outrora esquecido" conquistou o terceiro lugar do 2º Ciclo; a Sofia Gomes, autora do poema "Navegar", alcançou o 2º Prémio do 3º Ciclo e o Mauro Jorge com o poema intitulado "Tu" obteve o segundo lugar no que respeita ao Ensino Secundário. 
É com muito orgulho, que a BE CAIC se orgulha de afirmar que TODOS os poemas seleccionados e enviados para apreciação do júri  foram premiados. Parabéns em especial aos vencedores, mas também a todos os que participaram.

Para ler os poemas vencedores das escolas participantes clica aqui.

20000 visitas

O blogue da BE CAIC está de parabéns!
Foram atingidas as 20000 visitas.
Obrigado a todos pela colaboração.

19 de março de 2011

Semana da Poesia no CAIC (21 a 25 de Março)

A próxima semana celebra a Poesia. A Biblioteca Escolar CAIC conta com as seguintes actividades:

21 de Março: Olimpíadas CAIC A SABER + (Especial Poesia);
                    Inauguração da exposição "Há Poesia no CAIC";
22 de Março: Entrega dos prémios aos vencedores do "Concurso Há Poesia na Escola?";
                    Oficina de ilustração de poemas;
23 de Março: "Dar Poesia a Coimbra" (visita ao Hospital Pediátrico);
24 de Março: Passatempo "Quem é o Poeta?";
25 de Março: Poesia irreverente.

18 de março de 2011

Encontros- Biblioteca:desafios na sociedade actual (17 Março)

A primeira sessão dos "Encontros- Biblioteca: desafios na sociedade actual" teve lugar ontem, dia 17 de Março, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra.  
Subordinada ao tema "Gerir para o sucesso: visões que se tocam," contou com um ilustre painel de oradores: a Dra. Maria do Carmo Clímaco, o Eng. Jorge Agostinho e a Dra. Elsa Conde. A moderação esteve a cargo da Dra. Helena Duque, Coordenadora Interconcelhia RBE (Coimbra). 
Os temas apresentados pelos palestrantes "Avaliar para a melhoria do sistema educativo_ Avaliar para melhorar as escolas?", "A qualidade como ferramenta de gestão da biblioteca" e "Avaliação das bibliotecas no contexto da escola" proporcionaram, de facto, perspectivas "que se tocam", convergindo para a noção clara de que, só elaborando diagnósticos se podem delinear planos de actuação com vista a melhorias qualitativas, em tudo na vida, e na escola e biblioteca escolar, em particular. 
Todos os processos de decisão passam necessariamente por um estudo ou reflexão prévia, pelo que avaliar implica devolver informação e responsabilizar. Só com a percepção de que para melhorar é necessário colaborar e aprender em conjunto, se podem fazer melhorias na qualidade prestada por um serviço, como o que presta uma biblioteca. 
São muitos os desafios que se colocam, hoje, às bibliotecas, pelo que para que estas sejam eficientes e eficazes é fundamental entender a avaliação como um mecanismo de mudança, de auto-regulação e de melhoria contínua.
Foi com esta vontade de aprender para melhorar que os professores bibliotecários assistiram às comunicações, tendo como objectivo orientar o seu trabalho para a progressiva melhoria da qualidade de desempenho das suas bibliotecas escolares.

Consulte o blogue http://bibliotecadesafiosdasociedadeactual.blogspot.com/




16 de março de 2011

Feira do Livro Usado (9 a 13 de Maio)

A Feira do Livro Usado terá lugar na semana de 9 a 13 de Maio, mas para que esta seja um êxito, contamos com a tua colaboração. Já nos doaram alguns livros e cassetes de VHS, mas precisamos de muitos mais. Oferece-te para limpar e organizar as estantes lá em casa e aproveita para seleccionar o que poderá interessar a outros leitores. Lembra-te que DE LIVRO FECHADO NÃO SAI LETRADO e contribui tu também. 

Contamos contigo!




Semana da Poesia

Na semana de 21 a 25 de Março Vamos Dar Poesia a Coimbra!!

Olimpíadas CAIC A SABER+ (pontuação)

Aqui ficam as pontuações do questionário As Descobertas:

Para acederes ao questionário com as respostas basta clicar.

Turma
28/02/2011
14/03/2011
Total
5ºA
16 pontos
14 pontos
30 pontos
5ºC
11 pontos
16 pontos
27 pontos
5ºD
14 pontos
14 pontos
28 pontos
6ºA
15 pontos
16 pontos
31 pontos
6ºB
13 pontos
15 pontos
28 pontos
6ºC
10 pontos
8 pontos
18 pontos
6ºD
10 pontos
8 pontos
18 pontos
7ºA

6 pontos
6 pontos
7ºB
15 pontos

15 pontos
7ºC
15 pontos
17 pontos
32 pontos
7ºD
16 pontos
17 pontos
33 pontos
7ºE
5 pontos
6 pontos
11 pontos
8ºA
14 pontos

14 pontos
8ºB
16 pontos
16 pontos
32 pontos
8ºC

17 pontos
17 pontos
8ºD

18 pontos
18 pontos
9ºA
16 pontos
15 pontos
31 pontos
9ºB
15 pontos
17 pontos
32 pontos
9ºD
14 pontos
15 pontos
29 pontos
CEFSM2
12 pontos
17 pontos
29 pontos
1TRVCP
15 pontos
15 pontos
30 pontos
10ºA
15 pontos
18 pontos
33 pontos
10ºB

18 pontos
18 pontos
10ºC
17 pontos
18 pontos
35 pontos
11ºB
15 pontos
17 pontos
32 pontos
12ºA
15 pontos

15 pontos
12ºC
15 pontos
18 pontos
33 pontos