1 de junho de 2011

Escritor do mês de Junho: António Mota

A BE CAIC seleccionou para o mês de Junho o escritor António Mota. No 1º dia de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança, pelo que a nossa escolha só podia incidir sobre um autor de referência para as crianças.

Aqui fica alguma informação biográfica e bibliográfica sobre o escritor do mês de Junho:

Biografia e Bibliografia de António Mota

 

António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957. Foi professor do Ensino Básico. Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas. Em 2003, a obra O Sonho de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria. Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas,em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação. Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela célebre International Youth Library de Munique. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Literatura infanto-juvenil

  • A Aldeia das Flores
  • A Viagem do Espanholito
  • Abada de Histórias
  • Andarilhos em Baião
  • As andanças do senhor Fortes
  • Cartas da Serra
  • Fábulas de Esopo -Recontadas
  • Histórias da Pedrinha do Sol
  • Jaleco
  • Lá de Cima, Cá de Baixo
  • Lamas de Olo-Avenida da Europa
  • Max e Achebiche, uma história muito fixe
  • O Galo da Velha Luciana
  • O Grilo Verde
  • O lambão, o teimoso e o senhor Veloso
  • O livro das Adivinhas 1
  • O Livro das Adivinhas 2
  • O Livro das Lengalengas 1
  • O Livro das Lengalengas 2
  • O Livro das Letras
  • O Livro dos exageros
  • O Livro dos Provérbios 1
  • O Livro dos Provérbios 2
  • O Livro dos Trava-línguas 1
  • O Livro dos Trava-línguas 2
  • O Lobisomem
  • O Rebanho Perdeu as Asas
  • O Rei, o Sábio e os Ratos
  • O Velho e os Pássaros
  • Onde Tudo Aconteceu
  • Pedrinha do Sol
  • Romeu e as rosas de gelo
  • Sal, Sapo, Sardinha
  • Se tu visses o que eu vi
  • Segredos
  • Sonhos de Natal
  • Tenente Coronel José Agostinho
  • A melhor condutora do mundo
  • Pinguim
  • A casa das bengalas
  • A Terra do anjo azul
  • Cortei as tranças
  • Filhos de Montepó
  • Fora de Serviço
  • Ninguém perguntou por mim
  • O Agosto que nunca esqueci
  • O Rapaz de Louredo
  • Os Heróis do 6°F
  • Os Sonhadores
  • Pardinhas
  • Pedro Alecrim

Colecção Se eu fosse

  • Se eu fosse muito alto
  • Se eu fosse muito pequenino
  • Se eu fosse muito magrinho
  • Se eu fosse muito forte
  • Se eu fosse um mágico

Biblioteca Pedro e Mariana

  • A Aldeia do Bem-me-quer
  • A prenda com rodas
  • O Coelho Branco
  • O pombo-correio
  • O Sonho de Mariana
  • Uma Tarde no Circo
  • A praia dos sonhos

Histórias tradicionais recontadas

  • A Gaita Maravilhosa
  • A Galinha Medrosa
  • A Princesa e a Serpente
  • A Rosa e o rapaz do violino
  • João Mandrião
  • Maria Pandorca
  • O Nabo Gigante
  • O Príncipe com cabeça de cavalo
  • O sapateiro e os anões
  • Os negócios do macaco
  • Pedro Malasartes
  • Trocas e baldrocas
  • Clarinha

Para adultos

  • Outros Tempos

Em obras colectivas

  • De que são Feitos os Sonhos
  • Contos da Cidade das Pontes
  • Conto Estrelas em Ti: Dezassete Poetas Escrevem para a Infância
  • Árvores Pombos Limões e Tropelias
  • O menino"/contos de natal

Obras traduzidas

  • Pedro Alecrim - em galego
  • Se eu fosse muito alto - em galego e castelhano
  • Se eu fosse muito magrinho - em galego e castelhano
No fundo documental da BE CAIC poderás encontrar as seguintes obras de António Mota:
  • O Lobisomem
  • Aldeia das Flores
  • Pedro Alecrim
  • Os Heróis do 6ºF
  • Os Sonhadores
  • A Terra do Anjo Azul
  • Cortei as Tranças
  • Pardinhas
  • O Rapaz do Loredo
  • Filhos de Montepó
  • Fora de Serviço
  • Se eu fosse muito forte
  • Se eu fosse muito pequenino
  • Se eu fosse muito magrinho
  • Fábulas de Esopo recontadas por António Mota
  • O Agosto que nunca esqueci
  • A Casa das Bengalas

Sem comentários:

Enviar um comentário