13 de outubro de 2010

Visita ao Diário As Beiras

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, em articulação com a Biblioteca, os alunos do 8.º ano visitaram o Diário As Beiras, em Taveiro. Com esta iniciativa os alunos puderam conhecer as instalações do Jornal e conhecer as diferentes fases da elaboração desta publicação diária. Tudo foi explicado ao pormenor, desde a forma como se tem acesso às notícias, a paginação, a gestão do espaço, a redacção, a revisão e a impressão. Houve oportunidade para satisfazer a curiosidade numa iniciativa que se revelou enriquecedora e que primou pela boa disposição.

A opinião dos alunos
 
No dia 13 de Outubro, os alunos do 8ºA e 8ºB deslocaram-se a Taveiro para visitar o jornal As Beiras. O jornalista que nos recebeu guiou-nos até ao local onde são feitos os jornais e explicou-nos como recebem a informação, normalmente por fax, mail ou por correio. Também nos mostrou como fazer um jornal e explicou que há uma linguagem própria: por exemplo, se há um acidente, nunca usam a palavra colisão, mas sim choque. Referiu que cada jornalista tem um trabalho diferente e todos são importantes num jornal. Ser jornalista é uma profissão extremamente exigente e de muita responsabilidade, pois basta uma pequena palavra para se mudar o sentido de uma notícia, o que pode ser motivo para levar o Jornal a tribunal. Concluindo, ficámos a saber como um jornalista trabalha e como é feito um jornal.
Fernando Roxo nº 147 8ºB

Tal como é típico dos noivos, o autocarro fez-nos esperar, esperar, esperar… Após o último suspiro de desânimo, o autocarro apareceu. Foi uma chegada grandiosa. Mas a melhor parte estava para chegar, a visita ao jornal As Beiras. Falámos com os jornalistas, conhecemos as instalações e pudemos compreender todo o processo de criação do diário. Deixámos o jornal esfomeados, mas cheios de sabedoria.
Inês Belchior nº795 8ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário