6 de dezembro de 2010

Oficinas de escrita


Terminam esta semana as oficinas de escrita organizadas pelo Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, envolvendo cerca de 500 alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Biblioteca Escolar CAIC, em estreita articulação com o Departamento de Português e com a Área Curricular Não Disciplinar de Estudo Acompanhado.
Constatada a dificuldade que a maioria dos alunos evidencia em escrever um texto estruturado, com sentido e, preferencialmente, criativo, a Biblioteca do Colégio da Imaculada Conceição decidiu ajudar a colmatar as dificuldades ao nível da competência da escrita reveladas pelos alunos. Como “é de pequenino que se torce o pepino”, optou-se por dirigir estas oficinas aos mais novos, na expectativa de que este trabalho dê frutos nos anos vindouros.
Partindo da premissa “Se aprendemos a falar, falando, havemos de aprender a escrever, escrevendo”, a Equipa da Biblioteca criou guiões de apoio para que, passo a passo, em três sessões, com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa e de Estudo Acompanhado, os alunos construíssem textos a partir de temas propostos. Neste processo de construção, os alunos aprenderam que devem passar por 3 fases: planificação, textualização e revisão. Monitorizados de forma próxima pelos docentes, com dicas e recomendações práticas, os alunos construíram textos, respeitando uma instrução concreta. Após a elaboração do plano, os alunos passaram à respectiva textualização, sem esquecer a fase final da revisão. Ao respeitar estas etapas na construção de um escrito, os alunos interiorizaram que a prática é a chave para desenvolver competências, quer seja a da escrita, a da leitura ou qualquer outra na vida como cozinhar ou conduzir um automóvel.
Porque somos um Colégio cujo Projecto Educativo defende o “magis”, ou seja a “excelência académica”, julgamos fundamental o desenvolvimento da competência da escrita. A Direcção, a Equipa da Biblioteca e demais corpo docente uniram esforços no sentido de proporcionar situações de aprendizagem para aprender a escrever, já que nas aulas há, geralmente, muito pouco tempo para prestar um apoio individualizado durante a prática da expressão escrita, em turmas tão numerosas e dada a extensão dos programas a leccionar. E, se alguns alunos têm mais talento para a escrita, para outros só com um trabalho de treino sistemático poderá ser melhorada esta competência. No Colégio de Cernache, continuaremos a organizar iniciativas que melhorem o desempenho académico dos nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário