16 de janeiro de 2011

Bibliofilmes Festival: Livros, Filmes, Acção!


Vídeos/filmes sobre livros e bibliotecas
Regulamento
Regras do Concurso de Vídeos no YouTube BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!
Prefácio:
O BiblioFilmes Festival é um festival de cinema para filmes e vídeos que sejam inspirados ou baseados em livros, bibliotecas, literatura, personagens literárias, géneros literários, títulos/situações/citações/aventuras/relações descritas em livros ou na promoção da leitura.

Capítulo 1. A quem se destina?
O Concurso de Vídeos no YouTube BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! (o "Concurso") faz parte de uma das secções do BiblioFilmes Festival (o "Festival") e é dirigido à comunidade da Língua Portuguesa (de todos os 8 países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - e Comunidades desses países espalhadas pelo mundo). Se os participantes tiverem menos de 18 anos na altura em que entraram no Concurso, devem ter a autorização dos pais ou encarregados de educação.

Capítulo 2. Duração do Concurso:
O concurso teve " início em Novembro de 2010. Os filmes terão de ser feitos e colocados no YouTube até 15 de Abril de 2011,", data em que se iniciará o período de votações e escolha por parte do Júri, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

Capítulo 3. Como Participar:
Para entrar no concurso, devem fazer um "filme" (em vídeo ou telemóvel), de 30 segundos a 3,14 minutos de duração, a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e/ou livros. Depois, devem ir ao YouTube.com, (respeitando as datas antes referidas) e efectuarem o registo e fazerem o "upload" do vídeo. Posteriormente enviam o link do vídeo para bibliofilmes@xariti.com visando o mesmo ser visionado e colocado na página oficial do concurso (www.BiblioFilmes.com) e no seu blogue. O registo no YouTube deve ser completado antes de um vídeo lá ser incluído. Todas as participações têm de ser originais.

Capítulo 4. Indicações para os vídeos:
O YouTube aceita vídeos da maior parte das câmaras digitais, câmaras de vídeo e telemóveis nos formatos .WMV, .AVI, .MOV, e .MPG. Todos os vídeos carregados no YouTube têm um limite de 100MB e não poderão ultrapassar os 3,14 minutos, de acordo com as nossas regras. Todas as participações também devem estar de acordo com os Termos de Utilização e Código de Conduta do YouTube, localizados na respectiva página internet pelo que ao participar no Concurso, concordaram em aceitar essas regras. As participações não devem ser inapropriadas, indecentes ou obscenas como determinado à descrição da organização do Concurso, mesmo que enviadas dentro dos prazos.
Dependendo da aprovação da organização do concurso, os vídeos recebidos serão colocados online e vistos pelo público em www.bibliofilmes.com. Todas as participações poderão ser exibidas numa cerimónia ou em qualquer acto público escolhido pela Organização do Concurso.

Capítulo 5. Limites:
Pode-se participar com qualquer números de vídeos, desde que cada participação seja completamente original. Depois da participação ser enviada, não se pode modificá-la ou voltar a enviá-la com modificações. Cada filme pode concorrer a várias categorias.

Capítulo 6. Direitos de Autor
Todas as participações devem ser originais. O autor ou autores do vídeo devem ser os únicos detentores dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar no concurso está a garantir que é o autor, criador e o único detentor dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar, também garante que as participações que enviou não infringem os direitos de autor de quaisquer outras pessoas ou entidades e que não enviou o vídeo para qualquer outro concurso. Se a propriedade de qualquer participação for contestada de qualquer forma, a Organização pode desqualificar essa participação.
A Organização não incentiva a cópia completa de parte(s) do livro sem autorização dos detentores dos respectivos direitos de autor do livro, como o autor ou a editora (a não ser que o livro já se encontre no domínio público). O nosso mote é que os filmes sejam inspirados ou baseados em livros, personagens, na leitura ou bibliotecas.

Capítulo 7. Direitos de Utilização
Ao participar no concurso mantém todos os direitos de autor da participação EXCEPTO: ao participar no concurso concorda em ter o vídeo mostrado no YouTube e em www.bibliofilmes.com. Garante ainda uma licença à Organização para mostrar, transmitir, distribuir ou usar essa participação, incluindo mas não limitado a uma cerimónia de entrega de prémios. Também garante à organização uma autoridade ilimitada para sublicenciar tais direitos a qualquer outra parte. Também concorda que a organização terá o direito de poder utilizá-las em qualquer media em associação com o Concurso.

Capítulo 8. Julgando o Concurso
A selecção dos vencedores será feita de duas formas:

A) Um Grande Vencedor, um vencedor Escolas e um dos vídeos vencedores das várias categorias será julgado e declarado vencedor por um painel independente de júris a escolher pela organização, baseado nos seguintes critérios:

- Originalidade e criatividade: 20%
- Mensagem clara e cumprimento dos objectivos do concurso (mostrar como gostam de ler, de uma biblioteca e/ou de um livro): 30%
- Entretenimento do filme (Dá vontade de continuar a ver? Dá vontade de dar a conhecer aos amigos?): 20%
- Inspirador (dá vontade de visitar uma biblioteca ou ler um livro?): 20%
- Qualidade do som e imagem do filme: 10%

B) Vencedor da votação na internet (Votação Popular). As pessoas são convidadas a basearem-se nos mesmos critérios.
A votação do júri e a votação popular começarão a 16 de Abril de 2011 até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro).

Capítulo 9. Categorias:
1 - Vídeo de Biblioteca Pública
2 - Vídeo de Biblioteca Escolar
3 - Vídeo de Biblioteca /Estante em Casa
4 - Vídeo de BiblioMóvel (Biblioteca móvel) nova
5 - Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura
6 - Vídeo de uma Crítica /Recomendação a um livro
7 - Vídeo a Recitar/Declamar Poesia
8 - Vídeo de entrevista a um escritor
9 - Vídeo musical para promover livro, leitura, poesia personagem literária ou biblioteca
10 - Vídeo de Pais a lerem para os filhos
11 - Vídeo Ler ao animal de estimação
12 - Parabéns a um Escritor (ou Homenagem a Escritor/a) novidad
13 - Vídeo Comédia
14 - Bocage: (vídeo de stand-up e contar anedotas), baseada em Literatura, personagens literárias, Livros, Bibliotecas
15 - Vídeo de Contador de Histórias
16 - Campanha Publicitária "Livros como Prendas”
17 - Vídeo feito em telemóvel
18 - Vídeo: Escritor(a) Visita Biblioteca/Oferece o seu Livro
19 - Mini-Musical baseado em Livro
20 - BiblioDanças (Danças com Livros)
21 - BiblioNobel (vídeo sobre um/a dos/as Vencedores do Nobel da Literatura)
22- Dominó de Livros
Os vencedores serão os que tiverem mais votos. Caso exista um empate, o prémio será dividido entre os vencedores.
Nota 1: Podem também participar no Prémio Trailer de Livros
Nota 3: Dependendo do número de participações recebidas, as Escolas, Professores e Alunos poderão ter uma secção própria em cada categoria e/ou as categorias poderão ainda ser divididas por escalão etário (Criança e Adulto).

Capítulo 10. Prémios:
Os vencedores receberão o seguinte prémio: um diploma e/ou galardão em eventual cerimónia a decorrer durante o Festival. (Outros eventuais prémios serão anunciados aqui). No caso do vencedor ser menor, o prémio será entregue aos pais (encarregados de educação).

Capítulo 11. Notificação do vencedor:
Os vencedores (ou pais/encarregados de educação em caso de menores) serão avisados do seu prémio por correio, telefone ou email visando levantar o prémio.

Conclusão:

Resumo e Notas Finais dos Termos e Condições:

1.Todas as participações além de ser colocadas no YouTube e eventualmente também têm de ser enviadas em DVD (pf, peça morada por email). Se seleccionadas para exibição, futuras instruções poderão ser apresentadas.
2. Todos os filmes deverão ter até 3,14 minutos de duração, incluindo títulos e créditos
3. O material enviado não será devolvido por correio mas poderá estar disponível para entrega em morada a determinar a partir da semana seguinte ao encerramento do Festival.
4. Todo o cuidado será tido com as participações mas o BiblioFilmes Festival não aceita qualquer responsabilidade pela perda ou avaria das participações.
5. O BiblioFilmes Festival retém o direito de exibir publicamente (incluindo online) os filmes enviados, em parte ou na sua totalidade, para objectivos promocionais.
6. A decisão do Júri e da aplicação informática utilizada para as votações online será final e não será aceite qualquer correspondência para reclamar. Poderão não ser atribuídos prémios em determinada categoria se assim o Júri decidir ou não existirem participações suficientes. Qualquer situação omissa será decidida pela organização.
7. O(s) participante(s) garante(m) que detém os direitos de autor ou têm uma licença para o filme enviado e todos os trabalhos incluídos nele (ex: local das filmagens).
8. O(s) participante(s) garante(m) que detém os direitos de autor ou têm uma licença para qualquer gravação sonora que apareça na banda sonora do filme.
9. O participante é responsável por obter todas as autorizações relevantes para o seu filme (ex: autorização escrita dos participantes - pais ou encarregado de educação no caso de menores).
10. Eventuais alterações a este regulamento serão anunciadas e comunicadas aos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário