10 de fevereiro de 2011

A Escola da Noite acolhe Teatro Meridional em residência artística no TCSB

De 7 a 13 Fevereiro
O programa inclui dois dos mais recentes espectáculos - Contos em Viagem: Cabo Verde e 1974 - , um recital de poesia, um workshop, uma exposição, um documentário e várias oportunidades de conversa com o público.

8 e 9 de Fevereiro | terça e quarta, 21h30
Contos em Viagem - Cabo Verde
No cais imenso que é a ilha, contam-se pedaços de estórias e poemas, como quem canta e reza. Uma actriz e um músico fazem da literatura o pretexto da viagem, tendo como itinerário as palavras de autores cabo-verdianos. Os textos atravessam o tempo, cruzam as ilhas, visitam poetas e escritores, dão voz e ritmo a personagens, a sensibilidades, a imaginários das estórias da história, num lugar a falar de si mesmo.

10 de Fevereiro | quinta, 21h30
Portugal dos Poetas
Procurar a identidade de Portugal através das palavras dos poetas, foi este o sentido do caminho. Reflectir depois, através dos diferentes poemas, que há na maneira de ser e sentir portuguesa uma matriz que atravessa o tempo e que, apesar das suas características individuais, encontramos nas palavras de cada poeta um espelho que nos devolve uma ressonância identitária.

12 e 13 de Fevereiro | sábado e domingo, 21h30
1974
Tendo como objectivo temático a identidade portuguesa, 1974 reflecte a nossa contemporaneidade e cruza três períodos da História recente de Portugal: a Ditadura, a Revolução de Abril e a entrada de Portugal na Comunidade Europeia. Onze actores percorrem o tempo de um país, inscrevendo no espaço teatral fragmentos de situações ou instantes impressivos que, partindo do real, são retrabalhados numa linguagem que ultrapassa a mimesis ou a ilustração, tendo-se escolhido um ponto de vista sensorial (mas simultaneamente forte e impressivo) para dizermos de nós identitariamente, nesta travessia pela história.

Sem comentários:

Enviar um comentário