27 de novembro de 2010

Centenário do Nascimento do escritor de literatura infantil LEO LIONNI inspira CONTOS NA BIBLIOTECA INFANTIL/LUDOTECA

29 de Novembro de 2010 a 12 de Fevereiro de 2011
Biblioteca Infantil/Ludoteca _ Casa Municipal da Cultura
Público-alvo: pré-escolar (> 4 anos) e 1º Ciclo do Ensino Básico




Leo Lionni nasceu em Amesterdão em Maio de 1910. Era um rapaz fascinado pela natureza. Enchia o quarto com insectos vivos em jarros de vidro, sapos, rãs e peixes em aquários, pássaros e ratos em gaiolas, herbários e colecções de conchas e de pedras. A arte era a outra paixão do pequeno Leo e o seu herói o tio Piet, que o ensinou a desenhar e a pintar e o levava aos museus e galerias de arte de Amesterdão.
Leo Lionni cresceu, como toda a gente. Foi viver para Itália, casou, teve filhos e mudou-se para os Estados Unidos. Trabalhou em publicidade e em revistas e tornou-se um designer famoso.
Em 1959 aconteceu-lhe um pequeno milagre: rasgou bocados de papel colorido de uma revista e usou-os para contar uma história aos netos. Assim nasceu o primeiro dos seus muitos livros: “Pequeno azul e pequeno amarelo”.
Muitos dos livros que Leo Lionni escreveu e ilustrou têm como personagens os animais com que ele enchia o quarto em pequeno. São contos simples que ensinam o que é importante: a amizade, a tolerância, a paz, a poesia e a criatividade.
Escolhemos alguns desses contos para partilhar convosco, esperando que gostem deles tanto como nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário