4 de novembro de 2010

Um livro que não esqueci... (Professora Alexandra Mendes)


Sempre gostei muito de ler e não posso dizer que tenha um livro preferido... tenho "muitos preferidos".
A "Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, é uma narrativa contemporânea deliciosa. Nunca me canso de ler este conto. Penso que, quer pelo tema tratado quer pela beleza da sua linguagem poética, encanta qualquer leitor. A autora consegue juntar à modernidade elementos próprios dos contos populares portugueses, dos contos de fadas, das fábulas, da literatura de aventuras, não descurando a transmissão aos leitores de valores culturais.
O fantástico, o mundo da fantasia mágica, está sempre presente ao longo da história. A autora recria o mundo infantil, os animais, os enfeites, as brincadeiras e os povoadores do imaginário. Os animais são humanizados, personificados. Os alimentos são incomuns, mas parecem apetitosos... As brincadeiras na praia são uma constante.
O conto acaba com uma viagem marítima pelo e para o desconhecido, como fizeram os nossos antepassados. O Rapaz bebeu um suco mágico que lhe proporcionará a felicidade... o leitor pode "fazer a ponte" para a vida real que, se filtrada através da magia, do sonho... poder-se-á tornar mais feliz.
Com esta narrativa, a criança obtém informação, sente o prazer das palavras, desenvolve a fruição estética da linguagem, alimenta a sua sede de sonho e do maravilhoso, estimula a imaginação e nutre o campo afectivo. Assim, o imaginário infantil torna-se o instrumento ideal, potenciando o crescimento da pessoa no seu todo.
Professora Alexandra Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário