16 de novembro de 2010

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Ontem, dia 15 de Novembro, a Biblioteca CAIC assinalou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa com uma pequena acção de sensibilização pela Dra. Teresa Cordeiro, licenciada em Ciências da Educação, à turma do 6.ºA. Este momento de partilha caracterizou-se pela curiosidade da pequenada, que se  mostrou muito interessada em reter a informação dada pela nossa convidada.

As mãos
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.
Manuel Alegre



A opinião dos alunos:


Eu gostei muito da acção de formação sobre Língua Gestual que teve lugar na Biblioteca. Acho que foi muito útil porque não só os surdos e/ou mudos têm de se adaptar. Descobri que a Língua Gestual não é fácil como parece. Penso que todos deveriam pensar mais nos outros e não só em si mesmos
Henrique Fonseca
Para mim, a sessão sobre Língua Gestual foi uma grande surpresa. Aprendi mais uma divertidíssima forma de comunicar, muito diferente das que já conhecia. Aprendi o alfabeto, os números, os dias da semana, as estações do ano e os meses do ano. Foi uma aventura que jamais esquecerei .Agora, posso comunicar com as pessoas que só comunicam através da Língua Gestual.
Catarina Monteiro
Cheguei à biblioteca à espera como para outra aula. No início estive bem atenta, pois não conhecia por completo tal língua. Começámos a falar por gestos. Mas que bela sensação! Conversámos sem fazer um único pio. A aula foi tão magnífica, que todos nós começámos a falar, principalmente por gestos. Adorei!!
Daniel Gonçalves
 No dia 15  de Novembro, a nossa turma, para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, participou numa acção de sensibilização com a Dra. Teresa Cordeiro. Aprendemos a dizer o alfabeto, os números, os dias da semana, os meses e as estações do ano. Foi uma experiência incrível que jamais iremos esquecer.
Ana Filipa Costa
 A sessão de Língua Gestual Portuguesa foi um momento de aprendizagem divertido, em que nos apercebemos que, se soubermos falar língua gestual, facilitamos a vida aos surdos-mudos e certamente lhes agradará se comunicarmos com eles na sua língua. Aprendemos o alfabeto, os meses e as estações do ano, os dias da semana… aprendemos a dizer o nosso nome e a dizer bom dia, boa tarde e boa noite. Eu adorei esta sessão e acho que aprendi muito com isso. Espero que as outras turmas tenham a mesma oportunidade que nós.
Daniela Galvão

Sem comentários:

Enviar um comentário