16 de novembro de 2010

Colóquio "As Três Religiões do Livro" (Faculdade de Letras de Coimbra)

COLÓQUIO “AS TRÊS RELIGIÕES DO LIVRO”
Coimbra, Fac. Letras, 18 de Novembro de 2010
Anfiteatro IV / Anfiteatro II

Programa:
 
9h30: Sessão de abertura.

10h15: Conferência de abertura: José Tamayo (Universidade Carlos III, Madrid), “Monoteísmos(s) e Fundamentalismo(s)”.

11h00: Coffee-break.

11h20: Mesa-Redonda: “O monoteísmo conduz ao fundamentalismo?”. Testemunhos críticos de membros das três comunidades religiosas abraâmicas: Moderador: António Barbosa de Melo (jurista, FDUC). Participantes: Esther Mucznik (Jornal “Público”, Vice-Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa em 2007-2009) Isabel Allegro de Magalhães (Universidade Nova de Lisboa, Graal) e AbdoolKarim A. Vakil (King’s College, Londres).

13h00: Pausa para almoço.

15h00: Mesa-Redonda: “Religiões místicas e religiões proféticas: encontros e desencontros”. Moderador: Padre Anselmo Borges (Filósofo, FLUC). Com Adriano Moreira (Presidente da Academia das Ciências de Lisboa), Juan Masiá Clavel (Universidade Sofia, Tóquio) e Carlos João Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a confirmar).

17h00: Coffee-break.

17h30: Sessão de encerramento, com a leitura de um testemunho do Professor José Mattoso e a participação do Doutor Jorge Sampaio (ex-Presidente da República de Portugal e Alto Representante da ONU para a Aliança de Civilizações).


Organização: Imprensa da Universidade de Coimbra / Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior. Apoios: Reitoria da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Clube de Empresários de Coimbra e Diário de Coimbra. Entrada livre. Sem inscrição. Secretariado: Dra. Carla Rosa (917.667.740).

Sem comentários:

Enviar um comentário