18 de novembro de 2010

Um livro que não esqueci... (Professor Sérgio Alves)


Dostoievski- "Os Irmãos Karamazov"
  É o último livro de Fiodor Dostoievski, sendo considerado por muitos críticos e leitores a melhor dentre todas as suas obras, tendo sido publicado em 1880, sendo finalizado apenas pouco antes de sua morte.
Dostoievski apresenta uma criação tão grandiosa que a crítica não consegue defini-la até hoje. O livro tem todos os ingredientes: religião, psicologia, filosofia, moralidade, além da culpa, expiação e relacionamentos vividos por cada personagem. Ou seja, tudo aquilo que está inerente ao comportamento humano.
Dostoiévski consegue manter o suspense e ainda inserir elementos da psicologia para analisar os personagens diante dos diversos acontecimentos vividos por eles, e com isso construir a idiossincrasia de cada um. O autor usou elementos de sua própria vida (ele era epiléptico e seu pai foi assassinado) para criar um livro tão realista ao ponto de abordar questões estruturais da mentalidade humana, sendo uma obra marcante pela sua verosimilhança e perfeição.
           Extremamente elogiada por Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud, "Os Irmãos Karamázov" é uma obra inesquecível, um grande monumento da literatura mundial. Uma leitura obrigatória para quem quer compreender melhor as diversas facetas da alma humana e assim entender o funcionamento da sua…
                                                                                                Professor Sérgio Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário