18 de março de 2011

Encontros- Biblioteca:desafios na sociedade actual (17 Março)

A primeira sessão dos "Encontros- Biblioteca: desafios na sociedade actual" teve lugar ontem, dia 17 de Março, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra.  
Subordinada ao tema "Gerir para o sucesso: visões que se tocam," contou com um ilustre painel de oradores: a Dra. Maria do Carmo Clímaco, o Eng. Jorge Agostinho e a Dra. Elsa Conde. A moderação esteve a cargo da Dra. Helena Duque, Coordenadora Interconcelhia RBE (Coimbra). 
Os temas apresentados pelos palestrantes "Avaliar para a melhoria do sistema educativo_ Avaliar para melhorar as escolas?", "A qualidade como ferramenta de gestão da biblioteca" e "Avaliação das bibliotecas no contexto da escola" proporcionaram, de facto, perspectivas "que se tocam", convergindo para a noção clara de que, só elaborando diagnósticos se podem delinear planos de actuação com vista a melhorias qualitativas, em tudo na vida, e na escola e biblioteca escolar, em particular. 
Todos os processos de decisão passam necessariamente por um estudo ou reflexão prévia, pelo que avaliar implica devolver informação e responsabilizar. Só com a percepção de que para melhorar é necessário colaborar e aprender em conjunto, se podem fazer melhorias na qualidade prestada por um serviço, como o que presta uma biblioteca. 
São muitos os desafios que se colocam, hoje, às bibliotecas, pelo que para que estas sejam eficientes e eficazes é fundamental entender a avaliação como um mecanismo de mudança, de auto-regulação e de melhoria contínua.
Foi com esta vontade de aprender para melhorar que os professores bibliotecários assistiram às comunicações, tendo como objectivo orientar o seu trabalho para a progressiva melhoria da qualidade de desempenho das suas bibliotecas escolares.

Consulte o blogue http://bibliotecadesafiosdasociedadeactual.blogspot.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário