26 de março de 2011

Sugestão de leitura: Casa na Duna

                O livro que me proponho a partilhar faz parte da reduzida colecção de romances que Carlos de Oliveira, um escritor luso-brasileiro, nos deixou.
                Foi após a leitura de “Uma Abelha na Chuva”, do mesmo autor, que surgiu o meu interesse por esta obra, em que, retratando uma sociedade recentemente passada, a sua realidade sócio-económica, as suas vivências, desde as classes superiores dos proprietários de terras aos empregadores e serviçais, jogando pela sobrevivência, onde o mais forte anula o mais fraco, o autor critica as leis capitalistas.
                Descrevendo as paisagens de forma sugestiva, cultivando o parágrafo curto e a linguagem simples, o autor cria uma obra de leitura fácil, onde nos são contados pequenos episódios da vida dos Paulos, na sua quinta em Corrocovo, uma aldeola isolada perto da Vila de Corgos.
                Contudo, o leitor é impressionado pela densidade e o teor dos temas que são abordados, que o “transportam” para o início do século passado, para uma atmosfera rural, quando as primeiras estradas ligam os montes e as primeiras máquinas artificializam a agricultura.                 Este é “Casa na Duna”, um romance neo-realista, cujo título, à primeira vista irrelevante, é a chave, embora metafórica, para a compreensão da obra.                 Durante a leitura deste livro fui surpreendida por uma realidade diferente, mas que ainda existe, o que me levou a reflectir, me cativou e despertou o interesse para as restantes obras da colecção.

Marta Cardoso, nº 624 12ºB

                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário