23 de março de 2011

Sugestão de Leitura: “Watership Down” de Richard Adams.

                        Existem poucas obras na minha experiência como leitor que me tenham impressionado tanto como “Watership Down” de Richard Adams.
                Esta obra narra a luta pela sobrevivência de um grupo de coelhos após a destruição da sua colónia. Cada coelho tem uma personalidade única e dinâmica, o que os torna bastante humanos e permite ao leitor criar uma enorme empatia com os personagens.
                Outra característica que torna esta obra muito apelativa é o espaço onde esta decorre. As descrições de campos do Sul de Inglaterra, das florestas e dos rios ajudam a envolver o leitor na obra dado que são feitas do ponto de vista de um coelho. Ao vermos o mundo pelos olhos de um coelho, entramos mais facilmente na história e a leitura torna-se ainda mais agradável.
                O autor não se limitou a criar uma história, criou também contos e fábulas dentro daquele mundo, diminuindo a fronteira entre humanos e animais. Estas pequenas fábulas dão um grande dinamismo à obra e dão-lhe uma beleza única.
                “Watership Down” é uma obra aparentemente simples mas que esconde um mundo capaz de envolver pessoas de qualquer idade. Este livro conquistou-me e teve um impacto tão grande em mim que ainda hoje releio com frequência passagens da obra. É sem dúvida o livro da minha vida e é um livro que recomendo a qualquer pessoa que goste de uma boa história.

Luís Costa Nº164 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário